Terreno baldio é transformado em horta comunitária


O que era um terreno baldio cheio de entulhos e lixos descartados irregularmente, virou uma horta comunitária. Esse caso aconteceu no bairro Lorrie Saium, zona leste da cidade de Londrina. Um morador conta ao blog AgroInovaTec que sempre observava o terreno e achava complicada a situação do local.
Ainda segundo ele, tinha muito lixo na data, o que além de proporcionar um ambiente feio para o bairro, podia trazer insetos e na proliferação de doenças. Então Paulos Alves, morador, lembrou de uma ação realizada em alguns bairros, onde escolhiam um espaço para o plantio comunitário. Alves entrou em contato com proprietário do terreno e perguntou se poderia iniciar esse projeto. 
Ideia que deu certo, pois o local foi limpo, terra preparada e plantado inicialmente couve, alface, abóbora, cheiro verde e algumas outras hortaliças. Todos os produtos são orgânicos, cuidados e plantados por todos que moram naquela região e também podem ser consumidos pelos moradores sem custo.
A água do terreno é paga pelo proprietário do local que ficou contente com a iniciativa, que valorizou o bairro e ofereceu alimento ao invés de insegurança para os moradores. Paulos Alves, que é responsável pela horta relata a "existência de tantos terrenos abandonados causadores de problemas para a população, as pessoas deveriam pensar em realizar também ações como essas”.

Entrevista e texto: Eloise Souza  e Leonardo Pelisson 
Foto: Eloise Souza  e Leonardo Pelisson 
Supervisor: Guilherme Lima
Previous
Next Post »