IAPAR discutiu mudanças do clima e manejo conservacionista na agricultura em curso

O  Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), ofereceu essa semana o curso “Manejo conservacionista na agricultura no contexto das mudanças climáticas” que é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Conservacionista em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro). O treinamento foi realizado em Londrina com início na segunda-feira (6) até hoje (8), com 16 horas/aula.


Plantação de milho seca

O objetivo do curso oferecido pelo IAPAR foi revisar a prática de administrar o solo, água, pragas e plantas invasoras da agricultura. O curso foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em agricultura conservacionista do IAPAR e FAFEAGRO. Participaram estudantes de graduação e pós-graduação, servidores do IAPAR, pesquisadores de empresas públicas e privadas, profissionais autônomos, técnicos agrícolas e docentes de universidades publicas e privadas. Todos obtendo uma carga horária de 16 horas nos três dias do evento.

O curso discutiu a importância do clima para a agricultura, o aquecimento global e os danos que as mudanças climáticas devem causar e estão causando na produção agrícola mundial. Por um lado a agricultura é uma das responsáveis causadoras do aumento da temperatura, por outro lado observa-se que a agricultura pode passar ser a vitima de uma situação que em partes ela própria está criando.

O maior problema, no geral, está nas emissões de gás carbônico promovidas pelo uso da terra e pela conversão de florestas em terras agrícolas. Causas como o plantio de arroz e da digestão de material vegetal emitido, sobretudo pelo uso de fertilizantes e pela queima de biomassa. A elevação da temperatura provocada pela alta concentração de gases de efeito estufa deve causar grande impacto na agricultura mundial.

Texto: Cleber Padilha, Victoria Costa e Allana Neris
Previous
Next Post »