Cogumelo Eryngui já é produzido no norte do estado

O aumento do consumo faz produtor rural inovar e trazer nova variedade ao mercado

Da culinária oriental para o prato dos brasileiros, o consumo de cogumelos tem crescido e muito nos últimos anos. Esses fungos são fontes de proteínas, vitaminas e sais minerais. Nas dietas vegetarianas, são os grandes responsáveis pela substituição das carnes.

No mercado são encontradas diversas variedades, sendo as mais populares no norte do estado, as do tipo Shiitake e o Shimeji.

Os cogumelos Shiitake podem ser preparados de modo parecido com as carnes. Sua produção é feita por incubação em toras, variando a colheita entre seis a oito meses. Já o cultivo em blocos, precisa de quatro meses, em média.

Com sabor delicado e consumidos em molhos, risotos, refogados em manteiga e shoyu, o cogumelo Shimeji tem sua a colheita feita em 30 dias.

Com uma produção em média de 50 quilos de cogumelos do tipo Shiitake por semana, o produtor de cogumelos Samuel Koji Takahashi, de Ibiporã (PR), tem toda a sua produção comercializada nas feiras livres de Londrina.

Especialista no ramo e referência na região, Samuel inova este ano e traz ao mercado uma nova variedade, conhecida como Eryngui. Um tipo de cogumelo que pode ser consumido cru, em saladas e acompanhado de carnes. Outra característica desta variedade é sua utilização no controle do colesterol. “É um cogumelo mais crocante e tem sua colheita feita em 45 dias. Recomendo para todo mundo experimentar”, comenta Samuel.

Para conhecer o processo de produção das variedades de cogumelos é só visitar o estande do produtor durante a Expo Japão 2016.

Saiba mais sobre a produção de cogumelos.
O produtor de cogumelos Samuel Takahashi inova e traz ao mercado do norte paranaense nova variedade de cogumelo para consumo. Fot: Laís Araújo
 Cogumelo Eryngui,nova variedade cultivada e comerciazalada por Samuel Takahashi. Foto: Laís Araújo

O Consumo de cogumelos Eryngui auxilia no controle do colesterol, segundo especialistas. Foto Laís Araújo.

Cogumelo Shimeji, muito consumido em molhos e refogados. Foto: Laís Araújo

Produção de Shiitake em blocos. Foto: Laís Araújo
Produção de Shiitake em toras. Foto: Laís Araújo



  Texto: Laís Araújo

Previous
Next Post »