Diversificação no plantio garante estabilidade econômica para produtores

Para a região norte do Paraná  laranja e  café são apostas de produtos de alto valor agregado


Abrindo as atividades da Expo Japão 2016, o 5º Simpósio de Tecnologias Inovadoras para a Agricultura – AgroInovatec, realizou  na tarde da última quarta-feira (25), o primeiro encontro com profissionais, estudantes e produtores rurais, com a palestra Diversificação Moderada de Propriedade Rural para Redução de Riscos.

  Público presente no primeiro dia de palestras do AgroInovatec.Foto: Andressa Rossi
A engenheira agrônoma Mari Ferro, que atua com projetos de diversificação em vários estados brasileiros, orientou sobre os benefícios da variedade de plantios na propriedade. Com esta variação, é possível garantir produtos de alto valor agregado e estabilidade econômica, principalmente para quem está iniciando o cultivo.“Primeiramente, deve-se levar em conta a economia da região e o potencial  de consumo do público para seu produto", aconselha ela.

Paulo Rizzo, engenheiro agrônomo da Cooperativa Integrada cita a laranja como uma ótima oportunidade de diversificação de cultura para a região norte do Paraná. “Um pomar bem conduzido produz mais de 20 anos e possui resistência climática”, sugere o profissional.

A engenheira agonôma Mari Ferro orienta sobre os benefícios da diversificação nas propriedades rurais. Foto: Andressa Rossi
Na área da cafeicultura, Vauller Furtado, engenheiro agrônomo especialista em café, orientou os presentes sobre os beneficios da mecanização cafeeira, que utilizada desde o plantio até a colheita, rende uma economia de até 40% no custo total de produção.
  
Fechando o Evento Tumoru Sera, engenheiro agrônomo e pesquisador, ministrou um mini curso com dicas sobre a mecanização barata e completa de café adensado.

O 5º AgroInovatec tem a realização da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL); Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR); Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e Governo do Estado do Paraná.

Texto: Maykon Pereira
Foto: Andressa Rossi




Previous
Next Post »