6º AgroInovatec atingiu objetivos propostos para a edição

6º AgroinovaTec atingiu objetivos propostos para a edição

Por seis anos consecutivos ocorre dentro da programação da Expo Japão o Agroinovatec – Simpósio de Tecnologias Inovadoras para a Agricultura. A última edição realizada no dia 14 trouxe como tema a "Sustentabilidade na agricultura do norte do Paraná" e contou com um público aproximado de cem pessoas entre agricultores, pesquisadores, técnicos e estudantes.

A realização do Simpósio contou com convidados que ministraram palestras que vieram ao encontro das necessidades dos pequenos agricultores.  O coordenador geral do Agroinovatec,  Tumoru Sera e o técnico em agropecuária e vice coordenador do evento, Daniel Chamlet fizeram uma avaliação positiva do evento e ficaram satisfeitos com os resultados.

 A primeira palestrante, Leiliane Casagrande Luiz (IAP),  abordou a sustentabilidade econômica, social e ambiental.  O controle biológico no manejo de pragas e doenças, diminuindo a quantidade de produtos químicos na agricultura, foi o tema pontuado por Ricardo dos Santos (Koppert).  Ernestina Muraoka (Emater - Uraí) compartilhou sua experiência na implantação de projetos de agricultura orgânica sustentável, demonstrando claramente a viabilidade do investimento principalmente para a agricultura familiar. E para finalizar o evento, Miguel Cesar Antonucci (Emater – Itambaracá) retratou a piscicultura na diversificação sustentável.


Técnico em Agropecuária Daniel Chamlet
Foto: Cristina Cardoso
      “O interessante é que os palestrantes são muito experientes cada um na sua área emitindo qualidade às palestras. Além de acreditar nas possibilidades de tudo o que foi apresentado no Simpósio, o agricultor quer testar no seu dia-a-dia, na sua realidade, produtos e alternativas. Então nada melhor que a experiência de quem entende e pratica todas as possibilidades” – ressaltou Daniel Chamlet. “O intuito é sempre melhorar. Acredito que esse ano a excelência foi alcançada”.

            Ainda sobre o AgroInovatec, o coordenador Tumoru Sera destacou as demais atividades do evento que reuniu expositores com a apresentação de novas tecnologias para os agricultores. Dentre as exposições, o coordenador destacou o  maquinário agrícola para diferentes culturas e a mecanização socialmente associada para o micro, pequeno e médio produtor. “Conseguimos expor de forma resumida a mecanização com baixo custo, eficiente e de alto retorno, resolvendo os problemas de mão de obra sem reduzir a produtividade. Também tivemos stands de insumos agrícolas, ferramentas, controle biológico como por exemplo, as iscas botânicas orgânicas para combater a saúva que vem sendo um grande problema na cidade e no campo. Então tudo isso resulta no bom trabalho que foi realizado” – finalizou o coordenador.  
Tumoru Sera, coordenador do 6º AgroInovatec fez avaliação positiva do evento
 Foto: Cristina Cardoso

Tumoru adiantou que os planos futuros são inserir no cronograma do evento as áreas de  floricultura e de animais, o que exige grande infraestrutura, mas considera que é um projeto desafiador. Como explica o coordenador, o público urbano tem grande relação com a agricultura e busca essa integração campo e cidade de forma agradável. Talvez esse seja o grande sucesso do projeto.



Willian Santos, Natália Calvo, Valdir Mariucci Jr, André Kikuchi, Amanda Lovisotto,
Daniel Chamlet, Fernando Carducci e Dhalton Ito.
Alguns dos integrantes da comissão organizadora do 6º AgroInovatec.
Foto: Giuliano Garcia

O 6º AgroInovatec é uma realização da Associação Cultural e Esportiva de Londrina - ACEL, do Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR, da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER e do Governo do Estado do Paraná. O evento conta ainda com o patrocínio da Cooperativa Integrada, Cacol, Ubyfol, Dupont, Algo Maiz e César Motos.



Texto: Maria Cristina Cardoso
Acadêmica de Jornalismo
Agência de Comunicação Integrada Unopar
Projeto de Extensão
Previous
Next Post »