Safra de verão deve produzir 23 milhões de toneladas no Paraná

       
O Paraná começou a plantar neste mês a safra de verão 2018/2019, a principal safra de grãos do estado. A expectativa é produzir 23 milhões e 300 milhões de toneladas. De acordo com o Departamento de Economia Rural (DERAL), se o clima colaborar, a colheita deve registrar 832 mil toneladas de grãos a mais do que na safra passada.
Dos seis milhões de hectares de área que será plantada neste verão, 91% serão ocupadas pela soja, cultura estável que se consolida como a principal do Paraná nesta época do ano. O órgão estima um volume de 19 milhões e 600 mil de toneladas para a safra de soja da temporada 2018/2019. A preferência é reflexo dos bons preços do grão, segundo Marcelo Garrido, diretor do DERAL. 

 Ainda segundo o diretor, o milho de primeira safra também terá aumento de área plantada em 6%. “O plantio já começou, devendo ganhar força nas próximas semanas. A expectativa de safra leva em conta o potencial produtivo da lavoura para esse período do ano, sujeito a menos riscos em relação ao período da safrinha, que sofre com as baixas temperaturas”, completa.

O Paraná ainda se destaca como o maior produtor de mandioca e fornecedor de derivados da raiz. Após três safras consecutivas com excelente desempenho, o DERAL estima um aumento de 6% na área plantada, passando para mais de 150 mil hectares ocupados este ano. Assim, a expectativa é de aumento de 3% na produção, que deve avançar para 3 milhões e 700 mil toneladas. Por outro lado o feijão deve ter um recuo de 13% na área ocupada. Com 25 mil hectares a menos, esta é a menor área cultivada nos últimos 12 anos no Paraná.

Entrevista: Rodolfo Salloum
Texto: Rodolfo Salloum
Revisão e Edição: Bruno Henrique Araújo,  Isabella Ferreira, Julia Cristina e Julia Lima
Foto:Rodolfo Salloum

Supervisor: Guilherme Lima
Previous
Next Post »