Afinal, o que são alimentos orgânicos?



Na noite dessa quinta-feira (01), aconteceu a palestra de encerramento do 6º Workjor, cujo tema era “Comunicação, Meio Ambiente e Sustentabilidade”, na Unopar Catuaí. Entre os palestrantes estava Eduardo Carriça, agricultor que atua com foco na produção orgânica em sistemas agroflorestais. Em entrevista para o blog Agroinovatec, Carriça contou um pouco mais sobre a diferença dos alimentos orgânicos para os convencionais.
A busca por uma vida mais saudável é uma questão que vem sendo pauta entre muitas famílias. Em 2006, uma pesquisa do Ministério da Saúde divulgou que, em 10 anos, a obesidade no Brasil cresceu 60%. Devido ao aumento de várias doenças, muitas pessoas passaram a adotar um estilo de vida mais saudável.
Uma alternativa que vem chamando a atenção de muitos é alimentar-se com produtos orgânicos. De acordo com Carriça, os alimentos orgânicos são aqueles cultivados livres de agrotóxicos e venenos e, em relação ao alimento de origem animal, eles não possuem hormônios de crescimento, anabolizantes e outras drogas. Dessa maneira, são mais sustentáveis e favorecem tanto o meio ambiente como o organismo humano.
“É muito difícil você identificar fisicamente um produto orgânico de um comum. Existe um mito de que o produto orgânico é aquele feio, porém gostoso. Hoje em dia, nós sabemos que o produto orgânico às vezes é muito mais bonito que um produto com veneno.”, afirmou Carriça. O agricultor ainda afirma que, ao substituir os ingredientes convencionais por orgânicos, o gosto da receita irá mudar, porém para melhor, visto que esses alimentos têm de 5 a 10 vezes mais nutrientes que os convencionais.
Quer saber onde encontrar feiras de alimentos orgânicos em Londrina? Então, confira esse outro post do blog Agroinovatec!























Pauta: Nicolly Ramos de Oliveira
Entrevista: Aline Lião
Texto: Karla Santos
Fotos e edição de podcast: Jhésica Justino 
Professor Coordenador: Guilherme Lima

Previous
Next Post »