Cultivo de Cogumelos é atração do IV AgroInovaTec


Foto: Francilayne Flor
Fonte de vitaminas e minerais, o produto é consumido por brasileiros e japoneses

          Você já viu uma plantação de cogumelos? Esta e outras formas de cultivo o público poderá conhecer  na IV AgroInovaTec, durante a Expo Japão 2015. O evento reúne micro e pequenos produtores rurais que expõe suas formas de produção e esclarecem as dúvidas dos visitantes.

         Saborosos e nutritivos, os cogumelos são apreciados pelo paladar exótico, e estão cada vez mais presentes na culinária brasileira. Pertencente  ao reino fungi, ou seja, dos fungos, o cogumelo é um produto natural, cultivado sem agrotóxico e com uma relação direta com a natureza.





      O sistema de cultivo exige o domínio de técnicas específicas, usadas em cada  variedade  produzida como o  controle de temperatura e bactérias,  além  dos cuidados no  período de incubação que pode levar até nove meses.

        Trabalhando com cogumelos há mais de 20 anos, o produtor rural Samuel Koji Takashi começou a cultura a pedido da mãe, para o consumo  da família. Há 12 anos,  Samuel e  sua família se dedicam ao cultivo das variedades de cogumelos mais consumidas, entre elas o Shiitake, Shimeji e Hiratake. Toda a produção é  comercializada nas feiras de  domingo, no centro de Londrina.

           “Como o cogumelo é  muito comum na cozinha japonesa 80% dos meus clientes são japoneses e 20 % são de brasileiros. O Shiitake e o Shimeji são os que eu mais vendo. E pra consumir em casa o pessoal prefere o shimeji branco. Há restaurantes de alta gastronomia em São Paulo, por exemplo, que só usam o shimeji preto”, revela Takashi.

Foto: Francilayne Flor

Uma das variedades mais consumidas, o shimeji precisa de cuidados especiais como o uso de saquinhos plásticos esterilizados 

   Quem conhece bem o sabor dos cogumelos  nos pratos é o casal  Gustavo Gomes e Thaís Abreu. Ambos  são praticantes da alimentação saudável e funcional e encontraram nos cogumelos uma forma de apreciar os alimentos. “Nós consumimos produtos orgânicos e optamos pela cozinha funcional. Consumimos muito Shitake porque pra mim ele é o mais saboroso e procuramos variar as formas de preparo”, revela Bruno.

          As pessoas interessadas em conhecer todas as etapas de produção dos mais variados tipos de cogumelos, é só visitar o stand do produtor Samuel Koji Takashi, na Expo Japão 2015.





Texto: Laís Araujo
Acadêmica do curso de Jornalismo - Unopar
Agência de Comunicação Integrada
Projeto de Extensão





Previous
Next Post »