Controle biológico é alternativa viável para manejo de pragas e doenças


Controle biológico é alternativa viável para manejo 
de pragas e doenças

Ricardo Santos, da  Koppert Biological Systems , palestrante convidado.
Foto: Camilla Giovanna de Sousa

Seguindo a programação do 6ª AGROINOVATEC , evento que acontece durante a Expo Japão 2017 em Londrina - Pr, o Engenheiro Agrônomo, Ricardo Santos, abordou o tema “Controle biológico no manejo de pragas e doenças". Ricardo é pós graduado em marketing com ênfase em vendas pela Fundação Getúlio Varga (FGV) e atualmente é consultor técnico de vendas da Koppert Biological System no Paraná. 

O controle biológico é uma forma de diminuir espécies que causam prejuízo para as plantações, sem agredir o meio ambiente. Essa técnica é feita utilizando inimigos naturais para combater pragas e transmissores de doenças. Esses inimigos naturais são inofensivos para a saúde da população e para o meio ambiente.


Segundo Ricardo Santos, há uma busca constante pela descoberta e utilização de organismos naturais e comenta que a chave para qualquer programa de controle biológico é a inovação. "Isso contribui para a saúde das pessoas e do planeta, sem agredir a natureza."


O engenheiro seguiu a palestra explicando as vantagens deste tipo de investimento na lavoura quando é bem planejado. Ele afirma que é fundamental que o agricultor busque sempre assistência técnica e o uso de produtos biológicos que sigam uma política de qualidade desde a produção até a logística.

O palestrante apresentou ainda os produtos Koppert que são divididos em  macrobiológicos e  microbiológicos. Os produtos com agentes macrobiológicos – HUNTER, HOOPER, SPICAL – são compostos de vespas parasitóides de ovos, ácaros predadores e nematóides entomapatogênicos. Já os com agentes microbiológicos – METARRIL, BOVERIL, DIPLOMATA, TRICHODERMIL – são compostos por fungos microparasitas, bactérias e vírus que atuam no controle de pragas e doenças. 

Ricardo Santos finalizou dizendo que é fundamental o agricultor tomar consciência da importância do investimento em controles biológicos  no combate a pragas vegetais. 

Texto: Camilla Giovanna De Sousa
Acadêmica do Curso de Jornalismo – Unopar
Agência de Comunicação Integrada
Projeto de Extensão

Previous
Next Post »