Olericultura de estufa presente na Expo Japão 2017

Olericultura de estufa presente na Expo Japão


Olericultura de estufa | Foto: Cristina Cardoso
             Ricas em vitaminas e sais minerais as hortaliças são cada vez procuradas pelos consumidores que buscam alimentos saudáveis. Com diversas técnicas de plantio e cuidados, a produção em sistema de estufas é uma alternativa viável  com retorno de produtos de qualidade.

Quem visitar a Expo Japão conhecerá de perto o cultivo nesse sistema. O engenheiro agrônomo Eikiti Hiroota,  relata que há uma série de vantagens em produzir hortaliças desta maneira. “Além de impedir a entrada de invasores como  insetos e pragas, esse tipo de plantio regula as condições hídricas na planta. Quando chove demais é possível controlar a água em excesso, planejando a quantidade de irrigação necessária. Nas lavouras a céu aberto isso foge de nosso controle. Esse modelo de plantio em estufas abrange vários tipos de hortaliças possibilitando a produção o ano todo. Pepino japonês, melão, tomate, vagem e muitos outros. Morei 13 anos no Japão e lá, onde o inverno é bem mais rigoroso que no Brasil, eles plantam até manga, que é uma fruta de clima tropical. Vale dizer que não utilizamos nenhum tipo de agrotóxico, tudo que plantamos aqui é orgânico” – esclareceu.

Eikiti Hiroota - Eng. Agrônomo, orientando os visitantes da Expo Japão 2017 | Foto: Cristina Cardoso
          Eikiti ainda enfatizou que o intuito de ter um modelo como esse na Expo Japão vai além da demonstração. “É fazer com que nossos visitantes, que são na maioria urbanos, tenham um contato direto com vários tipos de produção agrícola. É um lazer educativo” – ressaltou o agrônomo. Estas e muitas outras atividades aguardam os visitantes até o dia 18 de junho, último dia da Expo Japão na ACEL (Associação Cultural e Esportiva de Londrina). Prestigiem.



Texto e foto: Maria Cristina Cardoso 
Acadêmica de Jornalismo
Agênia de Comunicação Integrada Unopar
Projeto de extensão
Projeto de Extensão Unopar


Previous
Next Post »