Serviço Alerta Geada do IAPAR encerrou suas atividades de 2017

O Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) em parceria com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) encerrou por este ano as atividades do serviço Alerta Geada, ferramenta que avisa aos produtores por boletins, mensagem de texto ou email a previsão de geada com 24 horas de antecedência.



O serviço é utilizado por produtores de café, que com o alerta, conseguem prevenir perdas em suas lavouras. De acordo com a meteorologista do Simepar/Iapar Angela Beatriz Costa, de maio até setembro deste ano foram emitidos dois alertas geada, um no período de 10 a 12 de junho e outro de 16 a 19 de julho.



O produtor de café Roberval utiliza o Alerta Geada desde o início de seu funcionamento, em 2015, e afirma que “a ferramenta ajuda muito, pois assim posso prevenir que a plantação sofra danos”. Ele explica que quando o plantio é novo, é possível dobrar e enterrar a muda, assim prevenindo o estrago que a geada pode causar. Essa prática é conhecida como “chegamento de terra”. Quando o plantio é mais velho, é possível colocar plásticos sobre o plantio.



Sobre inverno deste ano, Angela conclui que os boletins registraram cinco ondas de inverno, e embora o clima foi seco, a média de chuva foi dentro do comum para o período, mas houve má distribuição do volume de água. Período seco esse que pode atrasar a semeadura de milho e feijão deste mês.



O Alerta Geada estará disponível novamente no próximo ano, e as consultas aos boletins diários estão disponíveis no site do Iapar.

Reportagem: Bruna Borasca
Fotos: Gabriele Vieira
Vídeo: Barbara Mille
Narração: Áureo Lopes e Filipe Espósito
Revisão: Laís Rodrigues
Previous
Next Post »