Manejo Integrado de Pragas potencializa lavoura de soja


A técnica usada para o controle de pragas é uma forma menos agressiva para que a qualidade da soja permaneça alta

No manejo da cultura da soja os cuidados para que as pragas não cheguem a uma proliferação exagerada na lavoura são fundamentais para que não tenha um aumento da utilização de inseticidas, que acabam provocando resultados negativos e comprometem a soja. Por isso, o Manejo Integrado de Pragas (MIP) baseia-se em procedimento de controle que, usado de forma integrada, facilita o combate ao ataque das pragas.



O MIP é uma técnica na qual exige o monitoramento da lavoura semanalmente, pois o produtor só irá fazer a aplicação de inseticidas se o nível de pragas for atingido. Com isso, as chances de inimigos naturais, como insetos benéficos e outros microrganismos são grandes, a fim de que possam agir para controlar os insetos que são pragas. Dessa forma, o MIP é aplicado apenas quando necessário para que contribua com o sistema produtivo da lavoura.



O pesquisador da área de Transferência e Tecnologia da Embrapa Soja, André Prando, destaca que com a prática do MIP, as chances de controlar as pragas e manter os insetos naturais são grandes, “pois quando realizada uma aplicação calendarizada e preventiva, muitas vezes acabamos eliminando esse inimigo natural, deixando o caminho livre para que a praga se estabeleça na lavoura e se multiplique”.


Nos últimos cinco anos os trabalhos de pesquisa aumentaram e a Embrapa, em parceria com a Emater, instalou várias Unidades de Referência (URs), técnica adotada pelo estado do Paraná, com o objetivo de avaliar as práticas do Manejo Integrado de Pragas. O pesquisador relata que, no final de cada safra, a média obtida é incluída em uma publicação na qual já está no quinto ano.



Contudo, a adoção de MIP na lavoura para o monitoramento de pragas da soja, demonstra que é possível atender às necessidades de que a soja precisa, quanto a sua produtividade de forma responsável e sustentável.


TEXTO: THAMYRES DE LIMA, POLLYANA OLIVEIRA
ENTREVISTA: THAMYRES DE LIMA
EDIÇÃO DO AUDIO: DANIEL DA SILVA, BARBARA DIAS
Previous
Next Post »