Fazendinha Nojô apresentou inovações na Expo Japão 2018


Visitantes podem conhecer o espaço que traz novidades sobre o café

A Expo Japão conta com a Fazendinha Nojô, um espaço que possui uma variedade de plantas e produtos agrícolas. Para esse ano, os responsáveis pela organização da fazenda implementaram novidades que visam o auxílio a pequenos, médios e grandes produtores. Tumoru Sera, responsável pelo espaço, detalhou os novos métodos adotados para a realização de melhoramentos para os agricultores da região.



Especialistas em assuntos relacionados a agricultura estão disponíveis para esclarecer dúvidas e mostrar formas rentáveis de lidar com as plantações. Quanto a isso Sera reforça que há muito conhecimento a ser transmitido. “Temos muitas inovações esse ano. Alunos da Universidade Estadual de Londrina ou o próprio especialista revelam técnicas para que as pessoas consigam produzir  em suas propriedades visando o lucro. Um exemplo disso é a estufa semi hidropônica, que contém uma variedade de espécie de vegetais e é uma alternativa de hidroponia mais barata para o produtor”.

Tumoru Sera

Além disso, o espaço de plantações também conta com uma área voltada para a plantação de café, que tem a tecnologia do IAPAR, um modelo que tem como foco a tecnologia de cultivo e mecanizações de propriedades, não importando o tamanho das terras que estão em questão. “A mecanização é variada. Pode ser tanto para quem  tem 1 hectare até 100 hectares ou mais, ou seja, uma mecanização barata. Existem mecanizações de 20, 50, 100 ou 200 mil reais e até mais, porém nunca chegando a um preço milionário. Então é algo acessível para a maioria dos produtores rurais, a escala de produção não importa”, afirma Sera.
As instalações da Fazendinha Nojô contam ainda com uma variedade de plantas e vegetais. Um exemplo disso é a presença do Yacon, que é a batata dos diabéticos. As folhas dessa batata podem ser usadas para fazer um chá que reduz os índices de glicose e colesterol no sangue. O lugar também têm um local para degustação de café gourmet e até um tanque para peixes.
O espaço agrícola está aberto para visitas durante a Expo Japão e se mostra um ótimo local para as pessoas que tem relações com questões rurais, tanto para o aprimoramento de técnicas quanto para conhecimento de novas práticas agrícolas.


Texto: Bruno Araújo
Foto: Rodolfo Salloum
Acadêmicos de Jornalismo



Agência de Comunicação Integrada (ACI) UNOPAR

Curso de Jornalismo

Coordenadores:     
Profª Liberaci Pascuetto Perin
Prof. Guilherme Lima
Previous
Next Post »