CONHEÇA A YACON: A BATATA DOS DIABÉTICOS

Expo Japão encantou visitantes com estande horti-fruti medicinal e de lazer e surpreendeu ao apresentar alimento que ajuda no combate ao diabetes
Apesar do nome, a batata yacon não tem nada a ver com as tradicionais. O fato é que tanto no quesito nutricional, quanto no sabor, o alimento é uma ótima  opção para ser acrescentada nas dietas laborais e é mais saudável para o consumo diário. Com um tecido suculento e sabor adoçado, a composição dela  é muito rica em nutrientes, principalmente o potássio.
Além da batata em si, suas folhas também contém propriedades muito interessantes. Elas podem ser usadas para fazer chás que ofertam benefícios a saúde, sobretudo para os pacientes diabéticos. Ainda o alimento ajuda a baixar o nível da glicose. Um dos organizadores da Fazendinha na Expo Japão, o Engenheiro Tumoru Sera, informa que o chá da yacon  contribui também para acalmar aquelas pessoas muito estressadas e ensina como tomar este líquido. "No Japão o pessoal consome o chá da folha de yacon moderadamente, sendo consumido uma vez por dia apenas".
Foto: Juliana Cristina - Muda de batata yacon
Além da subtração  do chá, é também possível produzir suco da yacon, que tem o mesmo efeito. Tumoru Sera destaca que ambos são bons para diabéticos porque o alimento possui insulina, e ainda apresenta substâncias que não são digeridas pelo aparelho digestivo e que tem o mesmo efeito das fibras. Por isso, podem ser consumidas por pacientes com diabetes para ajudar no controle da glicemia.


Para quem está em conflito com a balança, aqui tem a sua oportunidade de fazer as pazes com sua saúde e sua beleza externa, tomando o suco da yacon. O alimento ajuda a aumentar a saciedade e contém poucas calorias, sendo perfeito para quem está tentando comer menos e perder peso. Na Fazendinha da Expo Japão, na ACEL, a yacon foi uma das atrações.

Texto - Kicani Pedro - Acadêmico de Jornalismo


Agência de Comunicação Integrada (ACI) UNOPAR

Curso de Jornalismo

Coordenadores:     
Profª Liberaci Pascuetto Perin
Prof. Guilherme Lima
Previous
Next Post »