Uso de areia em olericultura de estufa é destaque no 7º AgroinovaTec


Na Expo Japão deste ano, o AgroInovaTec trouxe as vantagens do uso de areia no cultivo de hortaliças em estufa

Cultivo semi-hidropônico de rúcula em areia


Como destaque nas inovações em olericultura, o 7º AgroInovaTec trouxe em seu espaço na Expo Japão 2018 as vantagens de plantar hortaliças na areia. Combinando o cultivo protegido com o solo arenoso, o produtor pode reduzir os custos de produtos contra doenças e colher mais de 12 vezes ao ano.
De acordo com o estudante do 5° ano de Agronomia da UEL e representante da AgroInovaTec na Expo Japão, Ivan Santos, o cultivo em estufa traz diversos benefícios para o produtor, como o controle de irrigação, de temperatura e a proteção das plantas de insetos que podem acabar com o plantio. “A estufa é rodeada com um telado que impede a entrada de insetos e o teto é feito de plástico, que protege as plantas do contato direto com a chuva”.
Cultivo semi-hidropônico de rúcula e alface em estufa

Em relação à areia, Santos explicou que esse tipo de solo é um material inerte e por isso impede a proliferação de patógenos, doenças que atingem as plantas e podem acabar com o plantio. Porém, há a dificuldade de reter nutrientes. “A areia não consegue reter nutrientes e, por isso, foi acrescentado o sistema de cultivo semi-hidropônico, onde os produtos nutritivos são colocados na água e direcionados para a raiz das plantas durante os picos de irrigação”.

Ainda segundo o estudante, reunindo todos esses processos, o produtor passa a ter um controle maior de seu plantio e ter mais colheitas durante o ano. “A rúcula, por exemplo, o ciclo dela dura três semanas fora da estufa. O cultivo protegido pode reduzir o ciclo para 15 dias, fazendo com que o produtor faça até 14 colheitas por ano e, se estiver sento cultivada em areia, ela vai estar mais protegida de doenças, reduzindo os custos com remédios e trazendo mais benefícios ao produtor”, pontuou.


Texto: Julia Cristina
Foto: Gabriel Alves e Julia Cristina


--

Agência de Comunicação Integrada (ACI) UNOPAR


Curso de Jornalismo

Coordenadores:     
Profª Liberaci Pascuetto Perin
Prof. Guilherme Lima
Previous
Next Post »