FEIRAS LONDRINENSES CONTRIBUEM PARA O SUSTENTO DE PEQUENOS AGRICULTORES


Como as feiras podem contribuir para o desenvolvimento de pequenos agricultores da região norte do estado


Apesar de ter praticamente 70% de sua economia baseada no setor de serviços, o Paraná segue sendo um estado rural. A imensa produção agropecuária paranaense ocupa lugar de destaque nacionalmente, apesar da região central do estado ser dominada pela produção agrícola de pequeno e médio porte, os latifúndios ainda dominam o cenário paranaense no âmbito geral. Concentrados principalmente nas regiões oeste e norte, próximos de grandes centros como Cascavel e Londrina, as enormes fazendas são responsáveis por quase toda a exportação agrícola realizada no estado, e se tornaram parte essencial para a economia.

Quem pensa que isso sufoca totalmente o agricultor de pequeno e médio porte se engana, além das grandes cooperativas, as tradicionais feiras livres urbanas ajudam a impulsionar comerciantes locais. Feirante na região de Londrina há mais de 25 anos, Celso Pother comenta: “Nós vendemos para mais de cinco restaurantes, sacolões e feirantes. Tiro meu sustento, faço meu cultivo de frutas e legumes em casa, com a ajuda de minha esposa”. Celso ainda conta a forma simples com que realiza o trabalho na área, na horta: “Plantamos as mudas na estufa, e quando se cria uma base de mais ou menos 10 cm, nós levamos para a terra e fazemos a irrigação”.

Exemplo de banca de feira livre em Londrina - Foto: João Pedro Martins

            Regidas pela Lei Municipal 11.468/2011, as feiras livres são distribuídas diariamente em diversos pontos da cidade de Londrina. Muitos comerciantes acordam cedo e rumam ao Ceasa onde buscam mercadorias frescas para suas bancas, outros buscam a mercadoria na zona rural da cidade, ou até mesmo produzem a própria mercadoria, como Jorge Aurélio: ‘’Temos uma chácara pequena na região da Usina Três Bocas, onde plantamos mandioca, couve e cheiro verde, os principais produtos que levamos para a feira’’, o comerciante ainda completa: ‘’Essa atividade representa quase todo o volume da renda familiar’’.

      Uma tradição que transcende gerações, mas segue sendo inovadora, trazendo as novas tendências do agronegócio local, contribuindo para o desenvolvimento cultural e econômico londrinense. A difusão do campo com a cidade ressalta com os traços da modernidade com o tradicional na agricultura familiar, que gera empregos e incentiva o trabalhador rural.


Pauta: Thais Silva
Texto: Gabriel Alves / João Pedro Martins
Entrevista: Thais Silva/João Pedro Martins
Revisão: Matheus Philip/ Bruno Cunha
           

Previous
Next Post »