AgroInovaTec iniciou com palestra sobre cafeicultura

O simpósio contou com a palestra de Carlos Henrique Brando para iniciar as atividades

Tumoru Sera, presidente do evento e o palestrante Carlos Henrique Brando.
Foto: Francilayne Flor



A abertura do AgroInovaTec – Simpósio de Tecnologias Inovadoras para a Agricultura contou com a palestra do engenheiro civil Carlos Henrique Brando, diretor e sócio da empresa P & A Marketing Internacional. O tema foi “Perspectivas e eficácia da cafeicultura mundial e brasileira” em que abordou assuntos como o consumo, a produção e as melhorias que devem ser feitas. A palestra começou com o agradecimento a todos feito pelo presidente do evento Tumoru Sera.
Brando inicia com a questão do consumo de café e afirma ser grande, devido às novas demandas. O solúvel, a monodose e o expresso, proporcionam maior opção aos consumidores e maior facilidade no preparo. Em termos de produção de café no mundo, o Brasil segue sendo o maior do tipo de café Arábico, e o segundo do tipo Robusta, conforme abordagem dos dois mercados. “O Brasil é a grande história de sucesso da cafeicultura mundial.”, afirma Brando.
Ele comenta que o ganho do agricultor de café, está na sua maior produtividade e que o Brasil passou por um processo de transição ingressando da colheita parada para a colheita de alta produtividade. “Temos que ser mais otimistas de tudo o que fizemos e o que vamos fazer”, declara.
Carlos Brando fortalece a ideia de que os agricultores devem manter-se unidos, para que haja uma melhoria na questão da produção. “A grande dificuldade no Brasil é fazer as coisas junto. Aqui somos empresários individuais”, declara. Para ele, várias cabeças pensando vale mais que uma, o importante é a troca de informações e conhecimentos.
Em questão do crescimento, o palestrante destaca que não está sendo tão rápido, pois hoje os jovens consomem muito mais refrigerantes e suco do que café e seus derivados. A publicidade também é um ponto apresentado, em que Brando afirma a falta de propagandas e a perda da oportunidade de fazê-las em eventos mundiais, como a Copa do Mundo, priorizando somente refrigerantes e cervejas.
A P & A Marketing Internacional, trabalha com a exportação de máquinas da empresa Pinhalense, utilizados para processamento de café e outros grãos. Segundo o site, a Pinhalense é líder nesta tecnologia de processamento.


Por: Amanda Machado
Foto: Francilayne Flor
Acadêmicas de Jornalismo 
Agência de Comunicação Integrada Unopar
Projeto de Extensão



Previous
Next Post »