Filetagem de Tilápia


Produtos da linha Smart Fish e Peixerol

Filetagem de tilápia é tema de visita técnica entre agricultores e piscicultores

Visitantes conheceram de perto o processo de indústria de filetagem, além de abrir portas para novas integrações no mercado
            O segundo dia do 3º AgroInovaTec foi marcado com uma visita de campo à SmartFish, indústria de filetagem de tilápia, localizada na cidade de Rolândia. A empresa é propriedade de João Carlos Rogerio, antes agricultor que viu nos peixes uma oportunidade de renda extra fora do campo. O objetivo da visita foi apresentar o desenvolvimento do modo de cultivos diversificado de peixes, além do processo de integração da empresa. Participaram da visita aproximadamente 20 pessoas entre agricultores, acadêmicos e interessados em conhecer mais sobre este tipo de negócio.
            A empresa foi selecionada para visitação por ser um exemplo de empreendedorismo na área de piscicultura, passando por diversas fases de desenvolvimento. João Carlos explica que a indústria esta na ativa desde 1995, quando abriram um pesque pague voltado para famílias, com área de lazer e recreação. Mas em 2002 o destino foi outro, sem ver mais lugares para crescer, o pesque pague fechou, e para aproveitar a estrutura existente começaram a processar peixes em parceria com a prefeitura de Rolândia.
Com a diferença de peixes mais frescos, sem água e conservantes, o proprietário viu seu negócio expandir. Hoje a empresa conta com duas linhas de produtos, a Peixerol e a própria Smart Fish. A diferença está no tipo de produtos oferecidos e no preço, mas ambas do mesmo lugar. Os produtos são desde filés com cortes diversificados á petiscos, e até o final do ano entrara na linha de produtos a costela e lombo do peixe, além de linguiças, hamburguês, quibes e medalhões.
             O local é abastecido pelas águas do Córrego Coruja e tem 100% dos viveiros escavados, todos com cinco peixes por metro quadrado, e conta com uma produção diária de mais ou menos quatro mil quilos de tilápia. A escolha da produção da tilápia é devido a fácil adaptação do peixe, além de uma carne mais macia e sem cheiros fortes.
            Atualmente a Smart Fish já abrange todo o norte do Paraná. São vários os desafios, e um dos passos para superá-los foi começar um sistema de integração com outros produtores. Para este sistema funcionar, a Smart Fish fornece toda a estrutura necessária para produzir, e compra o resultado do produtor. A empresa esta com um total de 24 produtores integrados, e o preço de mercado do peixe que a indústria compra esta em um real por quilo de peixe vivo.
            O objetivo da empresa é expandir o número de produtores integrados e passa isso é necessário que as pessoas interessadas em participar desta parceria entre em contato com a Smart Fish, localizada na Avenida das Hortencias, 1850, em Rolândia, ou pelo telefone (43) 3256-4023. 



Por: Natália Cotrim
Foto: Francilayne Flor

Acadêmicas de Jornalismo-  Agência de Comunicação Integrada Unopar
Projeto de Extensão 

Previous
Next Post »