Cultivo de hortaliças em estufas


Proteção climática e controle de pragas estão entre as vantagens da tecnologia


          Reproduzir o ambiente perfeito, com temperatura e condições ideais para o desenvolvimento de várias culturas. Isso é possível com o sistema de cultivo de hortaliças em estufas que auxilia os produtores rurais a aumentar a produtividade e reduzir os prejuízos na lavoura. Desenvolvida e adaptada para cada tipo de cultivo, as estufas permitem o controle de temperatura e luminosidade, além de proteger as plantas contra o clima e ataque de pragas.

         Segundo o responsável pelo desenvolvimento de mercado da empresa Orion Seeds, Diego Brene, as vantagens da produção em estufas são muitas. “O risco é menor por condições adversas como o excesso de chuvas e excesso de frio, por exemplo. Outra vantagem, é a menor incidência de doenças.  No plantio tradicional, sem a estufa, o produtor está sujeito a  diversas variações de clima correndo o risco de perder a produção”, revela Brene.

          Uma amostra do sistema de cultivo em estufas está exposta na  AgroInovaTec, durante a Expo Japão 2015. Os visitantes podem conhecer o plantio em estufa de diversas variedades de alface, dentre elas, as mais consumidas, como a alface americana, alface crespa e a alface lisa.

          Segundo  Brebe, outra variedade que vem sendo muito explorada comercialmente é a alface do tipo mimosa  verde ou  roxa, utilizada por restaurantes e buffets  para a decoração de pratos.



Texto: Laís Araújo
Acadêmica do curso de Jornalismo – Unopar
Agência de Comunicação Integrada
Projeto de Extensão
Previous
Next Post »