Exposição agrícola valoriza produtores da região

54ª Exposição Agrícola traz mais de três mil produtos


           Maior evento da cultura japonesa da região, a Expo Japão 2015, realizada na Associação Cultural e Esportiva de Londrina – ACEL, traz novamente a Expo Agrícola, que surgiu em  1954. O principal objetivo da Expo Agrícola é divulgar a qualidade dos produtos cultivados por pequenos e médios agricultores da região norte do Paraná.

Neste ano, a 54ª Exposição Agrícola traz mais de três mil produtos de mais de 70 pequenos produtores da região de Londrina. Quem visitar a feira durante esses dias encontrará grande variedade de produtos como abóboras e mandiocas gigantes e produtos típicos da cultura japonesa como hanaume, flor de vinagreira, usada para fazer conservas.

Durante a exposição, os agricultores têm a oportunidade de participar de um  concurso que elege os melhores produtos de cada categoria, com  classificação até o quinto colocado. A comissão julgadora responsável pelo concurso é formada por técnicos da Emater, Embrapa, Iapar, Cooperativa Integrada e engenheiros agrônomos.

 Ao caminhar pela feira é possível encontrar além de muitos produtos agrícolas, uma grande variedade de produção artesanal como, doces, conservas e sabão. E é nos corredores que se percebe a tradição expressa não só nos produtos, mas no encontro entre gerações da cultura japonesa e no encontro de diferentes culturas.

Foto: Karine Cavalcanti
O agricultor Valter Kisae Takarada, tem uma propriedade que produz café, milho e soja, além de um pomar onde cultiva algumas frutas que traz para a exposição. Para o agricultor, participar da Expo Agrícola é uma forma de manter viva a tradição da cultura japonesa, e nesse ano ele se orgulha de ter uma de suas frutas, o abacate, premiado com o 3º lugar no concurso que elege os melhores produtos do ano.

Foto: Karine Cavalcanti


O agricultor Masasuke Machima faz parte da Expo Agrícola há vários anos e não abre mão de participar da exposição, para isso ele conta com a ajuda da filha, a médica Denise Machima, que auxilia na venda das cerejeiras. “Para os meus pais, manter a convivência com os amigos é muito importante, por isso venho ajuda-los, para dar continuidade à tradição”, afirma Denise.
Foto: Karine Cavalcanti







    O produtor de bonsai, Silvio Pascuetto, participa da exposição há oito anos e ressalta que fazer parte desse evento é gratificante. “Estar aqui é mais que um trabalho, é um lazer, uma terapia. É um prazer vir aqui e expor o nosso trabalho”, conclui Silvio.





Para quem quer experimentar um pouco da cultura japonesa, e conhecer a riqueza produzida pelo agricultor da região, é só visitar a Expo Japão 2015 que acontece até domingo, dia 7.


Texto: Karine Cavalcanti e Francilayne Flor
Acadêmica do Curso de Jornalismo – Unopar
Agência de Comunicação Integrada
Projeto de Extensão


Previous
Next Post »