Movido pela paixão das colheitas

Senhor de 72 anos conta de sua vida movida pelas colheitas e o amor pelo seu trabalho


Há 25 anos trabalhando em meio às safras, Alfredo Ribeiro dos Santos, 72, sempre viveu cercado pela agricultura e, hoje, conta sobre sua experiência de sua jornada e explica o funcionamento da colheita.
“Eu puxo, a colhedeira colhe, despeja no caminhão, deu a carga do caminhão eu venho para a cooperativa”, conta Alfredo. Ele explica que puxou safras na fazenda Mortalha por 15 anos, para o senhor José Roberto Mortalha, e que atualmente puxou safra para a fazenda Bule.

Fotografia: Sr. Alfredo Ribeiro/ por: Karla Santos.

Os produtos puxados, que são milho e soja, são descarregados na Cooperativa Belagrícola e Agro100. A descarga do que foi colhido na fazenda Bule, foi feita no próprio local.
Mesmo vivendo tantas coisas ao longo dos anos, Alfredo afirma que o que ele mais gosta do seu trabalho é quando o caminhão sobe os tops, que é o início dos morros e que ama dormir na fazenda, pois é ali onde dorme em paz, sem medo e bem tranquilo.
O senhor Alfredo diz que sente orgulho em participar das colheitas, que geram alimento para tantas famílias. “É a minha paixão. Eu amo trabalhar com caminhão”.

Pauta: Karla Santos
Reportagem: Bruno Araújo e Júlia Lima
Revisão: Gabriel Alves
Professor orientador: Guilherme Lima

Previous
Next Post »