Cafezais têm florada antecipada no norte do Paraná




Foto: Cornélia Gamerschlag

A florada do café é um espetáculo nas lavouras, e geralmente ocorre durante a primavera. Mas no norte do Paraná esse processo se antecipou e as plantações já estão florindo, devido a alguns fatores climáticos.

As florações podem ocorrer em tempos diferentes, mas Cornélia Gamerschlag, proprietária da Fazenda Palmeira em Santa Mariana e presidente da Rota do Café, conta que esse ano “a seca prolongada provocou uma floração bem uniforme.” Segundo ela, a planta ‘hibernou’ até encontrar condições favoráveis para o florescimento.

Foto: Cornélia Gamerschlag
Os frutos dessa florada serão colhidos no ano que vem, de maio até agosto: “Da flor até a colheita existe um longo caminho. Precisa chover com regularidade para garantir que o fruto pegue”, explica Cornélia. O produtor de café Brigilio de Jesus Marcos, conta que acontecem três florações no total: “Esse mês ocorreu a primeira florada. Vamos ter a segunda no final de setembro e a terceira, em outubro. Se as flores abrirem com muito sol, ela não vinga completamente e cai muito no chão.”

A florada significa a dimensão da colheita do ano seguinte. No entanto, Marcos ressalta que uma boa safra não depende apenas dos fatores naturais. Existe um processo de preparação do solo e adubação que precisa ser seguido para que se tenha bons resultados no futuro: “Vai depender do produtor dar todos os nutrientes que a planta precisa para que essa flor vire um novo grão de café e não venha a cair por falta de tratamento”, afirma.




Foto: Brigilio de Jesus Marcos

Pauta: Thainara Fernandes
Entrevista: Maria Clara Arruda/ Thainara Fernandes
Redação: Elisye Moreira/ Jenifer de Paula
Revisão: Elisye Moreira/ Jenifer de Paula/ Maria Clara Arruda/ Thainara Fernandes
Previous
Next Post »