Agronomia sustentável é a solução


Sertão da Bahia
(Foto cedida pelo entrevistado)

Pedro Crusiol é formado em jornalismo pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), e por três anos ele mapeou os principais plantios de culturas do Brasil, ficando um ano na estrada em busca de histórias sobre agricultura sustentável. “Eu procurei visitar produtores que tem uma iniciativa interessante, que de uma forma ou outra encontraram um caminho para produzir mais, e melhor, com sustentabilidade”.

Foi nesse trajeto que o jornalista entrou em contato com uma comunidade em Ilhéus, na Bahia, conhecida como referência na produção de cacau. No entanto, eles enfrentavam dificuldades na produção em grande escala, devido a uma doença severa que havia atingido o local há algumas décadas. “O custo de produção aumentou muito. Para colher e vender o cacau, igual todo mundo faz, não era pago o custo de produção. Se eram gastos dez reais pra produzir, se vendia por nove, então a conta não fechava.”

Plantação de Cacau
(Foto retirada da internet)


Para resolver o problema, houve uma associação entre os produtores e uma cooperativa, que começaram a cultivar o cacau em consórcio com a Mata Atlântica, de forma que hoje, o cacau é orgânico, e o sistema de produção preserva 100% das áreas das fazendas, aumentando o preço do produto para vinte e nove reais.

Através da sustentabilidade foi possível aumentar a produção, assim como a conscientização sobre o meio ambiente. Não é necessário desmatar para aumentar as produções, inclusive podendo melhorar a qualidade do produto através dessa relação. É dessa forma que o Brasil é hoje um grande produtor.

Nascente do Rio São Francisco, Serra da Canastra
(Foto cedida pelo entrevistado)

“Quando eu digo sustentabilidade, tem um tripé dessa sustentabilidade que é o econômico, o ambiental e o social. Produzir com sustentabilidade é isso, você equilibra esse tripé, tendo que ser viável economicamente, ser responsável socialmente e também ambientalmente”.

Crusiol ainda destaca que toda atividade feita pelo agricultor irá gerar um impacto, mas que o Brasil está hoje entre os maiores produtores de alimento do mundo e, graças a estudos feitos por órgãos internacionais e até mesmo pela própria Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o país tem plenas condições de produzir mantendo o equilíbrio desse tripé.

Pesquisas e conferências sobre sustentabilidade e como aplicá-la nas mais diversas culturas, são promovidas por empresas como a Embrapa, sendo interessante para o agricultor buscar se inteirar sobre algumas delas. 

-
Beatriz Dias Moreira
Flávia Vasconcellos
Giovanna Polina Galvão
Rafaela Fonseca Ferrarezi
Previous
Next Post »